Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Pastoral da Juventude

A partir de 1994, a Pastoral da Juventude, em seus Encontros Nacionais, foi buscando clarear a sua identidade enquanto grupo organizado da igreja e que pertence ao conjunto das Pastorais da Juventude do Brasil. Em Divinópolis (MG), em 1996, ela pontuou sete aspectos como sendo sua identidade:

1) Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecida e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens.
Encontramos-nos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.

2) Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.

3) Atuamos também na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaques para a participação política partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

4) Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, dioceses e regionais, ligados a Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando unidade na diversidade.

5) Diante de uma política desumana de manipulação dos meios de comunicação social e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade.

6) Somos Pastoral da Juventude – PJ – organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.

7) Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando a arte (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo, a cultura, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.


Contatos

Secretaria Regional: Manoele (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES)
Tel.: (28) 9883-7004
manu_pinheiro22@hotmail.com

Representante do Regional da Coordenação Nacional: Vinícius Borges (Diocese de Oliveira-MG)
Tel.: (37) 9958-0236
vini-bg@hotmail.com
www.pj.org.br

 

IPJ - Instituto de Pastoral da Juventude do Leste 2 

A união de algumas congregações Religiosas em torno de um ponto comum: o carisma de estar e trabalhar com a Juventude fez, em 1987, nascer o Instituto de Pastoral da Juventude – IPJ.

Hoje a missão do IPJ é a de formação, assessoria - acompanhamento e pesquisa – publicação no campo das juventudes, prioritariamente na ação pastoral dentro do Regional Leste 2. Entretanto, o Instituto também colabora com a formação de lideranças juvenis, em nível de Brasil e América Latina.

Umas das principais atividades é a realização do curso de inverno a cada ano. momento que convoca a juventude do Regional Leste 2 a refletir a temática da Campanha da Fraternidade do ano.

Contato

Rua São Paulo, 818 12ºandar sala 1203 12ºandar Centro
30170-131 Belo Horizonte MG
(31) 2515-5756 / 2515-5453
ipjlesteii@yahoo.com.br
pjleste2.blogspot.com.br

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.