Notícias

Sob forte sol e chuva, milhares de pessoas participam do 10º Encontro Arquidiocesano do TH Por Assessoria de comunicação da arquidiocese de Juiz de Fora 07/11/2018 - Atualizado em 07/11/2018 09h45

 Sob forte sol e chuva, milhares de pessoas participam do 10º Encontro Arquidiocesano do TH
A+ a-

Na tarde do último domingo, 4 de novembro, milhares de pessoas participaram da festa em comemoração ao décimo aniversário do Terço dos Homens na Arquidiocese de Juiz de Fora. Além dos grupos da cidade e de municípios da região, mulheres e crianças participaram do Encontro Arquidiocesano, marcado por oração e música.

O evento aconteceu no pátio da Igreja Matriz São Pedro, na Cidade Alta. A acolhida aos homens do terço teve início às 13h, com animação. Em seguida, os presentes recepcionaram o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial para o TH no Brasil, e o Padre Antônio Maria, convidado especial do dia. Após a entrada solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada por jovens dos Arautos do Evangelho, o sacerdote foi o responsável por coroá-la.

Dom Gil presidiu a recitação do Santo Terço, cujos mistérios foram rezados por padres da Arquidiocese e por integrantes do Terço dos Homens. Logo após, o arcebispo conduziu a Santa Missa, concelebrada pelo Padre Antônio Maria, pelo assessor arquidiocesano do TH, Padre Jorge Luís Duarte, pelo administrador da Paróquia São Pedro, Padre Liomar Rezende de Moraes, e pelos vigários paroquiais, Padre Miguel Souza Lima Campos e Padre Nilo Sérgio Franck Júnior.

Dom Gil revelou sua alegria em ver o crescimento do Terço dos Homens no Brasil e na Arquidiocese, onde são cerca de sete mil integrantes. “Eu diria aos homens do terço aquilo que a gente diz sempre: eles são missionários. Cada homem deve convidar mais um para o seu grupo. Todos que rezam o terço entram numa grande reflexão, uma grande meditação sobre a vida de cristo. O terço não é apenas uma devoção mariana, mas é uma reflexão cristológica. É como se fosse meditar sobre as informações mais importantes da Bíblia contemplando esses mistérios”.

O assessor arquidiocesano do TH, Padre Jorge, se revelou muito feliz com a presença de tantos homens no evento e falou do que representa essa oração mariana. “Como diz o Papa João Paulo II, o terço nada mais é do que nós fazermos o caminho de Maria rumo a Jesus. Então, que cada um de nós possa, neste momento, pegar o seu terço, fazer o seu caminho rumo a esse Jesus que é e pede de nós para sermos sal e luz do mundo, aqueles que dão testemunho do Seu reino, da Sua ressurreição, mas, principalmente, do seu amor entre nós”.

Apesar da forte chuva que se estendeu por toda a Celebração Eucarística, o povo não arredou pé e foi procurar abrigo dentro da igreja e nas tendas montadas em frente ao palco, que também serviu de altar. Debaixo da tempestade, ficou a imagem da Padroeira do Brasil e diante desse fato, Dom Gil afirmou: “Maria está conosco mesmo nos momentos de tempestade”.

O dia festivo foi encerrado com o show do Padre Antônio Maria, que interpretou músicas católicas e de artistas brasileiros. Em entrevista à Rádio Catedral e à WebTV “A Voz Católica”, o sacerdote afirmou que o terço é uma arma extraordinária e fonte de bênçãos. “O TH é uma vivência de fé e parece que quando os homens rezam, aquela oração é bem mais forte. E nós não estávamos muito acostumados a ver homens rezando. Agora, quando eles se reúnem nas igrejas, nas capelas, nas catedrais e soltam aquele vozerio, é lindo demais, faz bem ao nosso coração e está salvando muitas famílias. E se salva a família, salva o mundo, a sociedade”.

O padre ainda afirmou que quem reza o terço é fortalecido na fé. “Além de estar pensando coisas boas, rezando, meditando os mistérios da nossa fé, recebe graças especiais de Nossa Senhora, porque a Mãe não faz por menos não. Quando ela vê esses filhos rezando, o coração dela com toda a certeza bate mais forte”.

11º Encontro Arquidiocesano do TH
Ao final da Celebração Eucarística, os membros da Coordenação Arquidiocesana do Terço dos Homens anunciaram a data e o local do 11º encontro: dia 27 de outubro de 2019, no Santuário Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG).

Segundo o coordenador do movimento nessa cidade, Adenilson Silva Dutra, será uma grande alegria receber os grupos do terço no ano em que, no município, o TH completará uma década. Já Luiz Gonzaga Linhares, vice-coordenador, afirma que o povo é muito religioso e estará pronto para receber os visitantes. “Mar de Espanha, por ser uma paróquia santuário, está costumada com grandes realizações e, se Deus quiser, eu acredito que faremos um grande encontro”.

Hino do TH da Arquidiocese de Juiz de Fora
Durante o 10º Encontro Arquidiocesano, foi apresentado o hino do Terço dos Homens na Arquidiocese de Juiz de Fora. Composta há cerca de um ano pelo coordenador do TH em nossa Igreja Particular, Niltinho Ubirajara, a música teve a melodia feita por Eliane Sobreira e a interpretação de Elisângela Lopes.

A composição, segundo Niltinho, foi feita para o grupo da Paróquia São Pedro, mas aceita por Dom Gil para representar o movimento arquidiocesano. “Eu me inspirei na devoção que tenho a São Pedro e compondo juntamente com Maria Santíssima, que também está no hino, me iluminando. E surgiu essa letra que, para mim, é maravilhosa”.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.