Notícias

Bispos da Província de Montes Claros vão ao aniversário de 75 anos de Dom José Alberto Moura Por Assessoria de imprensa da arquidiocese de Montes Claros 24/10/2018 - Atualizado em 24/10/2018 10h03

Bispos da Província de Montes Claros  vão ao aniversário de 75 anos de Dom José Alberto Moura
A+ a-

Uma celebração carregada de significados. O clima era de alegria e gratidão pelo dom da vida. Todo o clero reunido no presbitério em noite de festa. O aniversariante, dom José Alberto Moura, que visivelmente feliz com a presença dos bispos de Janaúba, dom Ricardo Brusati; Paracatu, dom Jorge Alves Bezerra;  Januária, padre Wellington representando dom José Moreira que está em viagem ao exterior, e ao lado de dom João Justino, seu coadjutor, celebrou a Solene Missa dos 75 anos de idade na Catedral  Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Na assembleia, junto aos leigos e leigas, os diáconos, religiosos, seminaristas e convidados acompanhavam todo o rito que marcava esse grande momento na vida do nosso arcebispo metropolitano. “Que a alegria que brota da nossa fé podemos unidos, entre nós e com nosso Deus, celebrar o grande amor dEle que nos dá vida e salvação”, iniciou dom José saudando a todos. “Celebrar a Eucaristia para dizer ao Senhor, que aceitamos que Ele comande nossa vida e que faça o melhor para realizar seu projeto de amor”, foi dito por dom Moura para concluir a saudação inicial.

“É pela graça de Deus que somos salvos”, assim ao iniciar a homilia, e aqui abrimos um parênteses para reforçar, que em oito minutos, o aniversariante, de forma objetiva como de costume, se apresentou muito feliz diante de toda a assembleia, agradeceu novamente a presença de todos e em especial aos irmãos bispos e familiares que vieram também para a celebração. Sua irmã, Helena Moura que acompanhada da nora, fez surpresa ao irmão arcebispo em estar presente neste dia.

A celebração de desta noite, continuou ele, é a razão de ser e de modo especial gratidão a Deus porque completo 75 anos de idade. Com isso devo renunciar o pastoreio dessa arquidiocese conforme as normas da igreja, e por sinal, muito sábia, porque ela vai indicando certas necessidades e também, porque não exigências, para o bem do povo de Deus. É o momento de saber dar o lugar para outros, isso é muito importante”, agradeceu novamente dom José, ao dizer que Deus é bom o tempo todo, pois mandou o seu sucessor, Dom João Justino.  Dom Moura disse ainda, que Deus é o dono de sua vida. Pontuou que é pela graça de Deus que somos salvos. Enfatizou que é pela fé que Deus dá a graça. Falou do valor do servir ao outro, colocando em prática o desejo de Deus, somos servidores de Cristo, disse: “Quem é maior é quem serve mais”.

Como de costume, falou também aos leigos e leigas sobre a missão de cada um, cada uma, serem luz para iluminar o caminho do outro. Seja na família, no trabalho, na política. O leigo como protagonista e agente transformador na sociedade.  E frisou: “O bispo sozinho faz muito pouco. É preciso que os leigos assumam seu papel naquilo que é próprio do leigo”.

No momento de ação de graças, um padre, um diácono, uma religiosa, um seminarista, um leigo, o provedor da Santa Casa e irmã de dom José, disseram palavras de carinho sobre a vida e ministério do arcebispo. Leia íntera da mensagem: 

Caro Dom José Alberto Moura,
Fazer aniversário é ter a certeza de que os sonhos podem ser realizados. É reconhecer e valorizar o tempo. É contar com a presença dos ausentes. É tornar novo o que se fez velho. É fazer do novo o sempre. Sua alegria e sinceridade não podem ser enumeradas em poemas ou mensagens prontas, visto que sua generosidade e santidade são de fato imensuráveis.

Saiba e receba o nosso carinho e o encanto que temos pelo senhor. Desejo que essa alegria, que passa ao sorrir e da verdade que passa em seu olhar, continue sempre presente em seus dias. Tê-lo como nosso líder é sem dúvida uma honra. Durante esses 11 anos que esteve conosco, a nos conduzir como um bom pastor, conduz suas ovelhas para os verdes prados, o senhor tem nos conduzido por caminhos abençoados e prósperos. Que todos os anos o senhor possa conhecer cada vez mais a vontade de Deus para a sua vida e que ele permita, durante muito mais anos, que o senhor continue a ser um missionário de Cristo.

Nesta data tão especial, que os anjos entoam hinos harmoniosos e angelicais. Agradecemos ao nosso bom Deus por ter nos dado a oportunidade de contar com a sua sabedoria, com seus conselhos e acima de tudo, com a sua amizade. Em nome da família Santa Casa, queremos hoje tributarmos o nosso reconhecimento a sua fundamental participação na continuidade da história da Santa Casa de Montes Claros.

Que Deus, em sua infinita ternura, o abençoe hoje e sempre!

                                                              Parabéns! Feliz aniversário!

                                                                 Heli de Oliveira Penido
                                                    Provedor da Santa Casa de Montes Claros

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.