Notícias

Dom Barroso celebra 90 anos com missa na igreja de São Francisco Por Site da arquidiocese de Mariana 10/10/2018 - Atualizado em 10/10/2018 11h39

Dom Barroso celebra 90 anos com missa na igreja de São Francisco
A+ a-

O bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, celebrou 90 anos nesta segunda-feira, 8 de outubro, com uma missa na igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), sua terra natal onde reside desde sua renúncia ao governo da diocese de Oliveira, em 2004. “Deus me abençoou escandalosamente”, disse Dom Barroso ao agradecer a presença dos amigos que foram comemorar seus 90 anos. “O momento que me sinto mais feliz é quando estou rodeado de amigos”, acrescentou.

Concelebraram com o aniversariante o arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, o bispo de Oliveira, dom Miguel Ângelo de Freitas Ribeiro, o bispo de Leopoldina, dom José Eudes Campos, o bispo emérito de Divinópolis, dom José Belvino Nascimento, e o bispo emérito de Porto Nacional, dom Geraldo Vieira Gusmão, além de vários padres da arquidiocese de Mariana e da diocese de Oliveira e São João del Rei.

Para falar de sua felicidade, dom Barroso repetiu uma afirmação de dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, falecido em 2006. “Quando dom Luciano celebrou 25 anos de ordenação episcopal, ele olhou para a praça, em Mariana, que estava lotada para a missa e perguntou: ‘alguma pessoa nesta praça conhece alguém que seja feliz? Se não conhece, agora pode voltar para casa dizendo que conhece alguém feliz porque eu sou feliz. Sabem por que? Porque Deus me deu a graça de fazer o bem. E só é feliz quem faz o bem’”, disse.

O arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, durante a homilia, recordou os frutos do ministério do bispo aniversariante. “Celebramos hoje o dom de Deus na vida de nosso querido Dom Barroso, seus 90 anos frutíferos, durante seu ministério episcopal, e que ainda realiza grandes coisas seja na arquidiocese de Mariana, sua diocese de origem, seja na diocese de Oliveira por onde, durante anos, foi pastor”, observou.  “Na pessoa que vive longos anos, podemos contemplar a bondade de Deus. Que este dia seja para todos nós cheio de felicidade e que saibamos compreender, viver e experimentar a bondade de Deus”, acrescentou dom Airton.

A missa contou com a participação do Coral São Pio X, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, fundado por Dom Barroso e que em 2019 completará 60 anos. A banda ouro-pretana Bom Jesus das Flores também prestou sua homenagem a Dom Barroso. Prestigiaram a celebração também o prefeito municipal de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Osvaldo. 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.