Notícias

Diocese de Guanhães celebra seu padroeiro rezando e refletindo o Ano Nacional do Laicato Por Conselho Diocesano dos Leigos da diocese de Guanhães 02/10/2018 - Atualizado em 02/10/2018 10h57

Diocese de Guanhães celebra seu padroeiro rezando e refletindo o Ano Nacional do Laicato
A+ a-

De 21 a 29 de setembro, quando fazemos memória ao anjo São Miguel, os cristãos leigos, durante os nove dias rezaram em louvor ao padroeiro e também puderamrefletir sobre o tema do Ano Nacional do Laicato,através dos textos escritos e organizadospara todos os dias, pelo pároco padre Hermes Firmiano Pedro. A Novena envolveu os cristãos leigos e leigas de todas as pastorais e movimentos da paróquia da diocese de Guanhães (MG).

O objetivo foi “apoiar e incentivar a vida e a ação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, conforme propõe o Documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo (Mt 5,13-14) para 2017-2018, que “retoma e aprofunda a participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”.

Discutiu-se a programação em reuniões com o pároco, com a equipe que realiza as atividades da festa e com representantes das pastorais e movimentos. Concluíram que a participação efetiva da família seria um dos objetivos para os dias da novena. Sendo assim, envolvendo os catequizandos, envolveria toda a família. E deu certo! Catequistas, mães e pais se empenharam e “fizeram bonito”! Belas apresentações e homenagens! Muita catequese! É disso que estamos precisando!

A celebração eucarística em todos os dias da novena e as apresentações preparadas pelos catequistas encorajaram os cristãos a participar também da quermesse.

Novidade para este ano foram as transmissões ao vivo pela internet. Agentes da Pascom São Miguel e Pascom Diocesana se empenham, semeando a Boa Nova de Jesus mundo a fora, interagindo com irmãos e irmãs que estão em outras cidades, em outros países.

Agradecimentos a dom Marcello Romano, bispo da diocese de Araçuaí (MG), dom Darci José Nicioli, arcebispo da arquidiocese de Diamantina (MG) e administrador apostólico da diocese de Guanhães (MG), ao padre Hermes e aos padres que celebraram a Festa do Padroeiro da paróquia e da diocese de Guanhães.

Nossa missão laical não termina aqui; a celebração da Solenidade de Cristo Rei em 2018 será um marco importante na vida dos cristãos leigos e leigas.

Que São Miguel interceda a Jesus por nós para que sejamos “Sal da Terra e Luz do Mundo”, colocando a “mão na massa”, agindo“até que tudo esteja fermentado” (Mt, 13-33).

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.