Notícias

Conselho Diocesano de Leigos(as) de Teófilo Otoni elege sua presidência Por Conselho Diocesano de Leigos (as) de Teófilo Otoni 19/09/2018 - Atualizado em 19/09/2018 10h22

Conselho Diocesano de Leigos(as) de Teófilo Otoni elege sua presidência
A+ a-

Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, na diocese de Teófilo Otoni (MG), o Encontro Diocesano de Cristãos Leigos e Leigas.

O Encontro iniciou na manhã do sábado, 15, no Salão Paroquial da Paroquia São Jacinto, no bairro São Jacinto em Teófilo Otoni, com a acolhida dos delegados vindo das paroquias da diocese. Compareceram 86 delegados, entre representantes das paroquias e representação de pastorais com representação diocesana. Estiveram ausentes as paroquias São Pedro-Pescador, São Jorge-Nova Modica, Santa Cruz-Ataleia, São Jose-Nanuque e Santuário Senhor Bom Jesus-Teófilo Otoni.

Na abertura, uma mística envolveu a todos os presentes no tema do nosso encontro “Cristãos Leigos e Leigas comprometidos/as com a transformação” e a Inspiração Bíblica – “Até que tudo fique fermentado” Mt 13,33.

Após um momento de acolhida e de aprovação da pauta proposta, foi realizada uma mesa de abertura com as participações de padre Erivelto, referencial dos Leigos; padre Nubio Zini, coordenador diocesano de pastoral;  padre Jaidson, Caritas Diocesana; padre Piero, Pastorais Sociais; e do representante da Comissão Diocesana de Leigos, Adriano. Padre Aurildes, administrador diocesano, enviou uma mensagem especial aos participantes do  encontro. Cada um disse da importância deste momento para a vida da diocese e a importância da organização dos Leigos e Leigas. Adriano frisou que a comunhão na Igreja Diocesana irão trazer muitos frutos para a realidade pastoral na diocese, afirmando a presença dos Leigos na Igreja e na Sociedade.  Passaram ainda pelo encontro: padre João Marcos, padre Ageney e padre Elizeu.

O professor de Direito, da Faculdade Doctum Teófilo Otoni, Igor Soares, contribuiu com a mesa que refletiu sobre a temática Análise de Conjuntura, apresentado momentos históricos até os dias atuais da nossa realidade política e social. Na análise eclesial frisou sobre os Documentos do Concilio Vaticano II, o papel dos Cristãos Leigos e Leigas, situando a importância da Igreja em Saída, dentro dos que pede o Papa Francisco.

Ao final da manhã, foi servido almoço para todos os participantes e em seguida, às 14h, após um momento de animação com músicas,  a programação foi retomada com a mesa de diálogo, "Cristãos Leigos e Leigas, comprometidos/as com a transformação". A exposição do tema foi feita por Werbert Cirilo da arquidiocese de Belo Horizonte, cristão leigo, casado, filosofo, teólogo, doutorando e especialista em Ciências da Religião pela PUC-MG, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Com muita leveza foi colocado aos Cristãos Leigos e Leigas presentes a importância de conhecerem sua vocação, identidade, espiritualidade e missão. Para um dos participantes do encontro "sendo cristãos na Igreja e na Sociedade. Foi um momento de muito esclarecimento do nosso verdadeiro papel enquanto Cristãos Leigos e Leigas, onde nos preparou para atuarmos nos verdadeiros areópagos modernos existentes nas mais diversas realidades de nossas comunidades".

Ainda no período da tarde, dando continuidade aos trabalhos da mesa de diálogo, o grupo foi informado sobre a importância do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas para que realmente,  seja o espaço na diocese para a organização e ao mesmo tempo favorecer no discernimento da vocação e sua importância para atuarem na Igreja e na Sociedade. Os presentes puderam tirar suas dúvidas e entender o papel do Conselho.

Após este momento, padre Erivelto, referencial para o laicato pediu que os participantes reunissem em setores para que pudessem escolher representantes setoriais dos Cristãos Leigos e Leigas para ajudar na dinâmica de comunicação e atuação junto as paroquias na diocese de Teófilo Otoni e colaborar assim com o Conselho Diocesano de Leigos e Leigas. Foram indicados e aprovados os seguintes representantes:
Setor Mantena – Josiane Patricia e Maria Euzebia
Setor Itambacuri–Joelma Monteiro e Jucilene Rodrigues
Setor Malacacheta –Vanda Ferreira e Maria Aparecida
Setor Nanuque –Gutemberg Santos e Ilma Xavier
Setor Ataléia–Josiany Vieira e Leônia Severiano
Setor Aguas Formosas – Veranice Costa e Cleide Azevedo
Setor Teófilo Otoni – Verdiana Aparecida, Maria Batista Carvalho, Rubens Barbosa e DelieneFracete

Em seguida, padre Erivelto juntamente Cristiana e Maria Euzébia, componentes da comissão eleitoral, apresentaram a chapa inscrita e os nomes dos candidatos aos cargos de Colegiado Fiscal no momento de eleição no domingo. Chapa da Presidência: Presidente: Adriano (Mantena), Vice-Presidente: Alexandra (Teofilo Otoni), Secretario Geral: José Rodrigues (Teofilo Otoni), Secretário-Adjunto: Silvana (Teofilo Otoni), Tesoureiro: Vanda (Malacacheta) e Tesoureiro-Adjunto: Julieta (Teofilo Otoni) Os inscritos para concorrer ao Colegiado Fiscal foram: José Marcos (Teofilo Otoni), Erlaurea (Teofilo Otoni), Maria Lima (Teofilo Otoni), Doreniz (Novo Oriente), Silma (Teofilo Otoni), Ilma (Carlos Chagas), Sebastian (São Felix) e Gloria (Teofilo Otoni).

Ao final do dia, os participantes tiveram uma noite cultural, com muita animação, musica, alegria, sorteio de prêmios,  apresentação de músicos de Novo Oriente de Minas e Malacacheta, show de piano, apresentação do coral infantil e do cantor clássico do Projeto Cultural da Catedral. Foram momentos de confraternização e ocom bastante comida regional.

No manhã do domingo, 16, a programação foi retomada com uma mística preparada pelo Setor de Águas Formosas e em seguida foi servido o café da manhã.

A Comissão Eleitoral, conduziu o processo de eleição da presidência e do colegiado fiscal, sendo votantes 86 delegados. Coma a apuração a chapa única obteve 84 votos validos. Sendo portanto eleita a presidência: Presidente: Adriano (Mantena), Vice-Presidente: Alexandra (Teofilo Otoni), Secretário Geral: José Rodrigues (Teofilo Otoni), Secretário-Adjunto: Silvana (Teofilo Otoni), Tesoureiro: Vanda (Malacacheta) e Tesoureiro-Adjunto: Julieta (Teofilo Otoni). Apurados os votos do colegiado fiscal, foram eleitos: Titulares: Maria Lima, José Marcos, Doreniz. Suplentes: Erlaurea, Silma e Sebastião. Pela Assembleia presente os mesmos foram declarados eleitos e empossados.

Os participantes realizaram ainda um trabalho de grupo chamado de Areópagos Modernos, preparando-se para atuação no mundo e indicando passos para um projeto de formação para o Laicato Diocesano. Foram Areópagos Modernos:
1) Pastorais Sociais;
2) O mundo do Trabalho e a casa comum;
3) Cultura, educação e comunicação;
4) O mundo da política: políticas públicas e a relação igreja/sociedade;
5) Família, cultura da paz e superação da violência;

Após apresentação destes trabalhos pelos representantes dos Areópagos, Werbert Cirilo fez a conclusão fortalecendo as iniciativas apresentadas.

Foram feitos diversos encaminhamentos e em seguida o setor de Malacacheta preparou uma mística de envio de todos os participantes, encerrando assim nosso encontro.

Caminhada 
Desde a realização da Assembleia Diocesana em 2013, onde foi formado uma equipe de Cristãos Leigos e Leigos, para pensar a organização e formação do Laicato na Diocese, que a mesma tem se reunido e aprofundado seus estudos sobre a identidade, vocação, espiritualidade e missão, dentro da realidade da diocese. Com o Ano Nacional do Laicato, equipe fortalecida, padre referencial para o Laicato e o apoio do Conselho Diocesano de Pastoral, foram realizadas visitas a todos os 07 (sete) setores da diocese, promovendo a formação sobre o Documento 105 da CNBB – “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Foram momentos importantes de discernimento da vocação laical, e onde foi possível conversar sobre a organização e a formação do nosso Laicato Diocesano. Nestes encontros, cada paroquia indicou 02 (dois) representantes, como referência para ajudar a equipe diocesana já existente e facilitar o trabalho de comunicação e envolvimento de toda a Diocese.

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.