Notícias

Diocese de Teófilo Otoni acolhe encontro provincial da Pastoral da Sobriedade Por Coordenadora da Pastoral da sobriedade da diocese de Teófilo Otoni - Erlaura 12/09/2018 - Atualizado em 12/09/2018 13h19

Diocese de Teófilo Otoni acolhe encontro provincial da Pastoral da Sobriedade
A+ a-

Aconteceu no último fim de semana, 8 e 9 de setembro, o Encontro Provincial da Pastoral da Sobriedade da Província Eclesiástica de Diamantina (composta pelas dioceses de Araçuaí, Almenara, Teófilo Otoni, Guanhães e arquidioceses de Diamantina). O encontro iniciou-se com a celebração da santa missa presidida pelo padre Pierro Tibalde coordenador das Pastorais Sociais da diocese de Teófilo Otoni (MG), e pelo padre Núbio Zini, coordenador diocesano de pastoral e assessor eclesiástico da Pastoral da Sobriedade no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Após a missa, padre Núbio fez a abertura do encontro acolhendo a todos e refletindo sobre Carta Encíclica do Papa Francisco “Louvado Sejas” sobre o cuidado da casa comum. Padre Núbio frisou que a bíblia nos ensina “quando a justiça deixar de habitar a terra, toda a vida estará vulnerável”.

Na parte da tarde do sábado, 8, aconteceu o estudo do Documento 105 da CNBB - Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. A leiga Terezinha, da arquidiocese de Diamantina, assessorou este momento. Falou sobre a identidade e a dignidade da vocação laical. Falou também da Ação Transformadora nos areópagos modernos e deixou luzes para a atuação do laicato na Igreja e na Sociedade.

Ainda na parte da tarde, várias pessoas deram seus depoimentos dos grupos de autoajuda da Pastoral da Sobriedade em seus lugares de atuação. Encerrando este momento, a coordenadora da Pastoral da Sobriedade na arquidiocese de Diamantina, Dade, orientou sobre que a pastoral, dizendo que "não é somente a dependência do álcool e da droga, mas de outras dependências também".

Iniciando as atividades domingo, aconteceu a caminhada até a lagoa do bairro Marajoara em Teófilo Otoni, seguido do Terço da Sobriedade.

Ao final do encontro, foi entregue aos participantes, o plano de ação de cada grupo de autoajuda. Em seguida foi elaborado o planejamento para 2019, e apresentada a programação com a definição de agenda do próximo encontro. Será em Diamantina, nos dias 13 a 15 de setembro de 2019.

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.