Notícias

Pastoral da Saúde da diocese de Patos de Minas realiza retiro espiritual Por Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 - Jurandir Ferreira 10/09/2018 - Atualizado em 10/09/2018 13h03

Pastoral da Saúde da diocese de Patos de Minas realiza retiro espiritual
A+ a-

No domingo, 2 de setembro, foi realizado na diocese de Patos de Minas (MG) o 4º Retiro Espiritual da Pastoral da Saúde do Setor Santo Antônio. O retiro teve início às 7h30 com um café da manhã para os cerca de 180 participantes, agentes de pastorais paroquiais sob o comando da coordenadora setorial Ana Xavier Araújo.

O retiro contou com os palestrantes monsenhor Vanderly Francisco de Sousa da paróquia São João Batista que falou sobre “As qualidades, Requisitos, Formação e Capacitação dos Agentes de Pastoral da Saúde”; padre Divino José Gonsalves do Seminário Maior assessorou o  tema, “Saúde Mental, Física e Espiritual dos Agentes de Pastoral, dos doentes e dos cuidadores”; e monsenhor Isael dos Reis da paróquia São Benedito falou sobre “Como levar a Fé e a Esperança ao Enfermo.” Após as palestras foi realizada uma dinâmica baseada no Evangelho de São Marcos, capítulo 2, 1-12 “Jesus Liberta pela Raiz - a ação de Jesus é completa. É um dizer e fazer que cura por dentro e por fora”, envolvendo grande parte dos agentes na representação.

Pela ação do Espírito Santo, o retiro foi abrilhantado pelos Cantores de Deus Leosina e Daniel da paróquia São Benedito com muito louvor. O encerramento foi marcado com a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Cláudio Nori Sturm, um grande Pastor, apoiador e incentivador permanentemente as ações da Pastoral da Saúde na diocese de Patos de Minas.

Conforme orientações do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a coordenação regional da Pastoral da Saúde vem mantendo contatos com a coordenadora da Pastoral da Saúde – Setor Santo Antônio,  Ana Xavier e com o representante no Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), Pedro Cunha, em Patos de Minas. O intuito é que, juntos, organizem um dia de formação em nível diocesano para unir toda a diocese aos princípios e diretrizes da Pastoral da Saúde Nacional e Regional. "Desse modo podemos fortalecer a Pastoral da Saúde em toda a Província Eclesiástica de Uberaba composta pela dioceses de Uberlândia, Ituiutaba, Patos e Minas e pela arquidiocese de Uberaba. Precisamos agir em consonância para fortalecer nossa caminhada Cristã, sendo Sal e Luz, sujeitos eclesiais, e que todos os Setores sejam fortes como é o de Santo Antônio das Paróquias São Pedro e São Paulo", diz o coordenador regional da Pastoral da Saúde, Jurandir Ferreira.

Anualmente é realizado o Congresso Interdiocesano da Pastoral da Saúde entre Uberaba e Uberlândia, ano ímpar em Uberlândia e ano par em Uberaba. A partir deste ano, a proposta é de realizar o Congresso da Pastoral da Saúde em nível provincial com a presença de todas as dioceses da Província. O Congresso Provincial da Pastoral da Saúde já tem data marcada, será no dia 18 de novembro de 2018, em Uberaba.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.