Notícias

Assembleia e comemoração dos 30 anos da Pastoral da Criança na diocese de Teófilo Otoni Por padre Núbio Zini - Coordenador Diocesano de Pastoral 31/08/2018 - Atualizado em 31/08/2018 13h42

Assembleia e comemoração dos 30 anos da Pastoral da Criança na diocese de Teófilo Otoni
A+ a-

Aconteceu na Casa de Oração da diocese de Teófilo Otoni (MG) nos dias 24 a 26 de agosto,  a assembleia eletiva da Pastoral da Criança. Foram momentos de confraternização, encontro, memória, avaliação, prestação de contas, eleição para nova coordenação e celebração de 30 anos de trabalho.

Então vamos a um pouco de história da pastoral nestes 30 anos de presença na diocese de Teófilo Otoni. Em 1987 a então coordenadora da  Pastoral da Criança, no Regional Leste 2 (Minas Grais e Espírito Santo)  da Conferência Nacional do Bispo do Brasil, Maria José da Silva,  fez a primeira apresentação desta Pastoral para o bispo diocesano, dom Fernando Antônio Figueiredo  e lideranças das paróquias São Benedito, no município de Teófilo Otoni e paróquia Santo Antônio no municí­pio de Mantena.

Em 1988,  dom Fernando, indica irmã Clementina de Jesus, da Congregação Irmãs de Jesus na Eucaristia) como primeira coordenadora da Pastoral da Criança na diocese. Começa então a nascer os primeiros lí­deres nas paroquias São Benedito, Santo Antônio. São Sebastião no município de Teófilo Otoni e Santo Antônio no municí­pio de Mantena. Ela coordenou por 10 anos e implantou a Pastoral da Criança em vários outros municí­pios.

No iní­cio de 1999 o administrador diocesano, padre Pierro Tibaldi, convidou irmã Terezinha da Silva Cardozo, da Congregação Vicentinas, por realizar trabalhos sociais no municí­pio de Bertópolis para assumir a coordenação e dar continuidade ao trabalho da Pastoral. Ela coordenou no perí­odo de 1 ano.

No ano de 2000 com a chegada do novo bispo diocesano, dom Diogo Reesink, convida a irmã Annita Renilda Frantz, da Congregação Penitência e Caridade Cristã, recém chegada da Guatemala para assumir a coordenação, surge então as primeiras capacitações oficiais na Pastoral da Criança com o guia do Lí­der 2000.

Em 2002 foi feita na diocese em assembleia a primeira indicação para  coordenação diocesana, a qual a irmã Annita, ratificada pelo bispo, dom Diogo, coordenou por mais 2 anos. Já em 2004, em assembleia, irmã Julieta Rufina da Silva, da Congregação Divina Providência,  recém chegada de São Paulo foi indicada e ratificada pelo bispo, dom Diogo.  Ficou por 2 mandatos, sendo um perí­odo de 4 anos. Nesse período a Pastoral da Criança estava presente em vários municí­pios, passou pela atualização do Guia 2007 e trabalhou em várias áreas junto as famí­lias menos favorecidas.

No final de 2008, em assembleia, foi indicado e ratificado por dom Diogo, João Pereira Alves, da cidade de Central de Minas, primeiro leigo a assumir a coordenação diocesana da Pastoral, e ficou por 2 anos. Em 2010, também em assembleia, foi indicada e ratificada, Jussiana de Matos Silva, pelo novo bispo da ocasião, dom Aloísio Jorge Pena Vitral. Ela coordenou a Pastoral da Criança por 2 anos.

No final de 2012 foi indicada em assembleia e ratificada também por dom Aloísio, Iliana Santos Martins da Rocha, coordenando por 2 anos e foi indicada e ratificada mais 2 anos. No iní­cio de 2016, Valéria Batista Nogueira, foi indicada e ratificada por dom Aloisio.

Comemorarmos 30 anos de caminhada e em assembleia foi indicada e ratificada pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Núbio Zini, nomeado pelo administrador diocesano, padre Aurildes Sena para acompanhar a assembleia, a senhora Inalva Aguiar Wan Der Massa, nova coordenadora da pastoral que dará prosseguimento às atividades, zelando para que as lideranças não desanimem diante das dificuldades. A nova coordenação assumirá por 3 anos a iniciar em outubro de 2018.

São 30 anos de história e cada um que passou por essa coordenação deu a sua contribuição para que a Pastoral da Criança na diocese de Teófilo Otoni continuasse como referência de lideranças em muitas paróquias. Muitos passaram, uns saíram, outros não estão mais entre nós e alguns continuam firmes acreditando que é possível construir um novo.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.