Notícias

Romaria Caminho Religioso da Estrada Real e 3º Salão Nacional do Turismo Religioso Por Assessoria de imprensa da PUC Minas 08/08/2018 - Atualizado em 08/08/2018 13h30

Romaria Caminho Religioso da Estrada Real e 3º Salão Nacional do Turismo Religioso
A+ a-

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (Nepac), da PUC Minas, a Arquidiocese de Belo Horizonte, o Setor Cultura da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Sacrum Brasilidades, junto com instituições parceiras, promovem mais uma edição da Romaria Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) Padroeiras 2018 (partindo do Santuário Nossa Senhora Aparecida/SP neste domingo, 12 de agosto) e do 3º Salão Nacional do Turismo Religioso (Santure), de 10 a 12 de agosto, em Lorena (SP).

A Romaria Crer Padroeiras 2018 partirá do Santuário Nossa Senhora Aparecida, com celebração especial na Matriz de Lorena (SP), onde receberá a Imagem Peregrina Crer de Nossa Senhora da Piedade que percorrerá, juntamente com os peregrinos, nas quatro modalidades (a pé, a cavalo, de bicicleta e em veículo 4x4), todo o caminho até o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), onde será acolhida e abençoada, no dia 15 de setembro, na celebração das 9h na Igreja das Romarias.

A 3ª Edição do Salão Nacional do Turismo Religioso terá como tema Turismo Religioso e Comunidades Acolhedoras. O Santure reúne pesquisadores e instituições envolvidas com o turismo religioso, bem como gestores e organizadores de caminhos religiosos e Romarias, para reflexão e troca de experiência. A programação cultural contará com mesas temáticas e a integração com a programação das Festividades da Padroeira de Lorena, Nossa Senhora da Piedade.

O Crer é a maior rota de turismo religioso do Brasil, com 1.032 km de extensão, passando por 38 municípios, entre Minas Gerais e São Paulo, três Arquidioceses (Belo Horizonte/MG, Mariana/MG e Aparecida/SP) e três Dioceses (São João Del Rei/MG, Campanha/MG e Lorena/SP).

A Romaria Crer Padroeiras 2018 celebra “Nossa Senhora da Piedade, do porto de Guaypacaré à Caeté”, refazendo o caminho histórico da chegada de sua devoção no Brasil, vinda de Portugal, passando pelo porto de Guaypacaré (atual Lorena -SP), em 1698, Borba de Campolide (atual Barbacena - MG), em 1711, até chegar em Caeté - MG e se instalar na Penha (atual Serra da Piedade), pelas mãos de Antônio da Silva Barcarena, em 1767.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.