Notícias

Encontro Arquidiocesano da Pascom propõe reflexão sobre Fake News Por Texto: Equipe Pascom Arquidiocesana/Foto: Valéria Val 11/06/2018 - Atualizado em 11/06/2018 15h23

Encontro Arquidiocesano da Pascom propõe reflexão sobre Fake News
A+ a-

A manhã do sábado, 26 de maio, foi repleta de conhecimentos e reflexões no 8º e-Pascom: Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação de BH, que aconteceu no auditório da Livraria Paulinas, bairro Funcionários. Já no início do evento, após um breve momento de acolhida e oração, os participantes assistiram a um vídeo de dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, que enviou uma mensagem especial a todos que estavam presentes, sobre o tema a ser abordado no 8º e-Pascom.

Com uma bagagem rica em conhecimentos na área da Comunicação e Igreja, o segundo momento ficou por conta do assessor do encontro, Marcus Tullius Oliveira. Ele falou aos participantes sobre um assunto importante e significativo para o processo comunicacional: as Fake News, ou, “falsas notícias”.

Tendo como base a carta do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que trata sobre a distorção da verdade, Marcus Tullius, que também é coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, falou sobre o cuidado que se deve ter com o ato de se comunicar. “Precisamos ter muito cuidado ao nos comunicarmos. Sabe quem são os principais propagadores das falsas notícias? Todos nós. Nos tornamos responsáveis por isso quando compartilharmos informações sem, pelo menos, procurar saber se são verdadeiras.”

Ainda durante o encontro os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura da equipe de Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de BH, que é articulada pelos profissionais de comunicação de cada Região Episcopal.

Já ao final do encontro, em um terceiro momento, os participantes ouviram o padre Fernando Lopes, vigário episcopal para a Comunicação e a Cultura, da Arquidiocese de BH. Padre Fernando demonstrou toda a sua satisfação pela realização do 8º e-Pascom. Disse que é importante e fundamental a presença da comunicação nas paróquias, e o bom uso das ferramentas tecnológicas, para que a evangelização aconteça também nos meios de comunicação de maneira clara e verdadeira.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.