Notícias

Missa reúne jornalistas e agentes de Pascom na arquidiocese de Montes Claros Em missa no Dia Mundial das Comunicações, dom João Justino reforça combate a 'fake news' Por Assessoria de imprensa da arquidiocese de Montes Claros 15/05/2018 - Atualizado em 15/05/2018 09h32

Missa reúne jornalistas e agentes de Pascom na arquidiocese de Montes Claros
A+ a-

Foi realmente um domingo de festa: A Ascensão do Senhor, de acordo com o calendário cristão, neste dia é celebrado a subida de Jesus ao céu 40 dias depois de sua ressurreição. Dia das Mães, Dia Mundial das Comunicações Sociais, Dia de Nossa Senhora de Fátima e um ano do início do ministério episcopal do arcebispo coadjutor da arquidiocese de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros da Silva. Dezenas de jornalistas compareceram vestidos com uma camiseta branca que trazia a imagem de Nossa Senhora da Comunicação e os agentes de Pascom deram o contraste com camisetas pretas trazendo fotos de trabalhos desenvolvidos por eles ao longo da caminhada pastoral.

No domingo 13, dom João Justino, falou sobre o Dia Mundial das Comunicações e reforçou a importância de se promover um jornalismo de paz e combater as "fake news" (notícias falsas). A celebração aconteceu Paróquia São Norberto. Quatro padres concelebraram com ele e foi servida por mais dois três diáconos permanentes. Toda a transmissão foi transmitida ao vivo pela rádio educadora AM através da programação da Associação Bom Pastor e pela fanpage da Paróquia São Norberto.

No início da homilia, dom Justino se dirigiu às mães. Falou dessa data comemorada anualmente mostrando a importância das mães para a família e sociedade. Mas pontuou o mistério da maternidade como dom divino, dada a cada mulher que se permite ser mãe.  

Em seguida saudou os agentes de Pascom que na noite de domingo, fez o esforço de deixar os trabalhos na paróquia/ comunidade para celebrar juntos com outros irmãos de caminhada o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS).

Ao falar para os jornalistas, trabalhadores da comunicação nos muitos e diferentes serviços de Montes Claros, pediu comunhão e cultura de paz. Explicou que o DMCS foi iniciado há 52 anos, com o Concílio Vaticano II e que foi sugerido celebrar sempre na festa da Ascenção do Senhor – certamente associado ao mandado de Jesus: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura. Pediu ainda que não deixassem de ler a mensagem do Papa sobre Fake News e jornalismo de paz.

Ao lembrar de passado um ano de sua chegada à Montes Claros, dom João Justino que já se sente acolhido pelo povo dessa arquidiocese, pediu a todos que rezassem por ele. Tem dedicado durante todo esse tempo a estudar e conhecer a história do povo e da Igreja particular. Intensificou visitas em todas as paróquias da arquidiocese e diversas comunidades. Pretende conhecer todas, visto que a quantidade de comunidades rurais é imensa em nossa realidade. “Descubro riquezas especiais  da nossa igreja e tenho nutrido em mim muitos sonhos para realizar com esse povo de Deus”, disse lembrando que se aproxima o tempo de assumir o primeiro lugar como arcebispo metropolitano. Se colocou a disposição de todos para conversar, escutar sugestões e partilhas.

Nova Comissão Arquidiocesana da Pascom
Logo ao final da homilia, apresentou a comissão que vai coordenar a pascom arquidiocesana por dois anos em nossa arquidiocese. Adriana Correa da paróquia São José Operário, coordenadora; Márcio Américo da paróquia Menino Jesus de Praga, vice-coordenador; Inês de Brito da comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem, secretária; Elenir da paróquia Santa Rita, tesoureira; Viviane Aguiar da paróquia São Judas Tadeu, 2ª tesoureira;  e Cássia Soares da Associação Bom Pastor.  Essa comissão deve coordenar até 2020, quando de acordo as diretrizes da Pascom, as eleições acontecem a cada dois anos.

No momento de ação de graças, a Pascom homenageou dom João Justino com uma criança vestido de bispo e logo atrás mais duas crianças levaram até ele um bolo. O coral infantil da paróquia entrou cantando parabéns ao arcebispo.

A coroação de Nossa Senhora ficou por conta dos jornalistas seculares. Ao final da celebração, uma mesa foi colocada na calçada da igreja, onde a comunidade também celebra as tradicionais barraquinhas de São Norberto e ali, dom João com os jornalistas e agentes da pascom se confraternizaram.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.