Notícias

Assembleia Geral da CNBB começa hoje Encontro acontece em Aparecida e reúne bispos de todo o país Por Sala de imprensa do Santuário Nacional de Aparecida - Texto: Victor Hugo Barros / Foto: Assessoria de imprensa CNBB 11/04/2018 - Atualizado em 11/04/2018 10h27

Assembleia Geral da CNBB começa hoje
A+ a-

A partir de hoje, 11 de abril, cerca de 400 bispos de todo o país vão se reunir no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para a realização da sua 56ª Assembleia Geral (AG). A abertura do maior encontro do episcopado brasileiro aconteceu nesta manhã com missa, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha.

Após a celebração eucarística, os religiosos seguiram para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde serão realizados os principais trabalhos da Assembleia. Acontece ali, a sessão de abertura da AG de 2018. 

As atividades do primeiro dia contemplam quatro sessões, onde são debatidas, além do tema central, outros assuntos referentes a vida da Igreja no Brasil. A última delas acontece às 18h e se encerra às 19h30, quando os bispos seguem para descanso no Hotel Rainha do Brasil. A rotina se repete durante todos os dias úteis até o encerramento dos trabalhos.

Além das sessões, ao longo da Assembleia os bispos terão dois momentos de contato com os meios de comunicação. O primeiro deles durante os meetings points realizados às 9h e outro às 15h, na coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelo portal a12.com.

História
Em sua 56ª edição, a Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece desde 1953, quando foi sediada em Belém (PA). Anos depois, ela assumiu caráter anual e se transferiu para Itaici (SP), onde aconteceu por 33 anos na Vila Kostka. Em 2011, por determinação da própria Conferência, o encontro passou a acontecer no Santuário de Aparecida.

"Quando Aparecida acolheu a quinta Conferência do CELAM , a pedido do papa Bento XVI, os bispos e o próprio pontífice ficaram tocados pela proximidade com os romeiros. A partir daí já havia uma movimentação no episcopado para trazer a Assembleia Geral para cá. Em 2009 votamos e decidimos trazer para o Santuário e assim acontece até hoje", recorda o arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que intermediou a vinda do encontro.

Para acolher os prelados, Aparecida teve que se preparar. Além da criação de salas no Centro de Eventos, o Santuário construiu ainda um novo empreendimento para acolher os bispos do Brasil e os peregrinos: o Hotel Rainha do Brasil, que acolhe o episcopado brasileiro em assembleias desde 2013.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.