Notícias

Dom João Justino: Dez meses em Montes Claros e 60 Paróquias visitadas Por Assessoria de imprensa da arquidiocese de Montes Claros 14/03/2018 - Atualizado em 14/03/2018 11h02

Dom João Justino: Dez meses em Montes Claros e 60 Paróquias visitadas
A+ a-

Ao completar em 13 de março de 2018, 10 meses que chegou à cidade, o 8º bispo e 3ºarcebispo da arquidiocese de Montes Claros (MG), revelou que já visitou 60 das 64 paróquias que compõe a arquidiocese de Montes Claros. “Faltam apenas 4, eu as visitarei até o domingo de Páscoa”, disse confiante dom João Justino de Medeiros Silva.

O arcebispo coadjutor lembrou que foi em alguns municípios que não tem sede de Paróquia, como (Fruta de Leite e Novo Horizonte) e já tem marcado em sua agenda, ir até São João do Pacuí, no próximo domingo de Ramos.

Visitou também oito das novas comunidades que se somam doze. Esteve em trinta e cinco comunidades ligadas às Paróquias, além da sede paroquial. E assim, aos poucos, vai conhecendo a realidade da igreja que está à serviço. O arcebispo tem priorizado além das sedes paroquiais, comunidades maiores.

“Visitei muitas comunidades religiosas, encontrei com diversas coordenações pastorais e também de associações e movimentos. Não tenho o número exato em mãos, mas foram diversas. Procuro participar de todas as atividades previstas pela arquidiocese como as assembleias do clero, Reunião Ampla de Pastoral, Reunião de Organismos Pastorais, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Ao ser perguntado, sobre o que tem encontrado ao conhecer tantas realidades, disse que viu uma igreja viva, com diferenciada participação e aguçado espírito religioso. Um povo animado e acolhedor. “Eu me senti totalmente acolhido em todos os lugares por onde passei. O povo é de uma generosidade muito grande. Toda essa alegria tem me encantado”.

Chamou a atenção do arcebispo a participação da Juventude, seja nas comunidades urbanas quanto rurais. Pontuou que tem visto uma igreja com um grande potencial, que brota exatamente na força da fé, essa fé que sustenta as comunidades e as pessoas em seu caminho de Vida.

E ele não para. A partir dessa semana, já combinado com dom José Alberto, dom Justino irá a todos os sete setores da arquidiocese, e em cada um desses, se reunirá com os padres, escutando-os.  “Quando se ordena um padre, na oração você pede a Deus um fiel colaborador da Ordem Episcopal. Vou começar no Setor Norte na próxima sexta-feira, no dia 26/03 estarei no Setor Oeste e no dia 02/05 no Setor Sul. Os outros setores serão marcados posteriormente. No diálogo com eles, vou priorizar três posições: A primeira delas é sobre a pastoral presbiteral. Será importante ouvir os padres sobre as expectativas que eles têm desse cuidado, desse acompanhamento. Quero ouvir sobre as considerações que eles têm acerca da estrutura da organização pastoral evangelizadora da arquidiocese e pontuar alguns pontos que merecem mais atenção da minha parte. E finalmente o que eles têm a considerar sobre a organização das estruturas, inclusive administrativa da arquidiocese. É muito importante entender os padres, pois boa parte da história da diocese está nos corações deles, eu estou aqui há 10 meses. Sabemos que cada sacerdote tem um tempo diferenciado um do outro, mas todos eles, tem mais tempo nesta Igreja particular do que eu. Então é preciso escutá-los com muita atenção neste momento”.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.