Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e Interpretes Católicos aborda novo método de evangelização Por Diocese de Joinville (SC) - Foto: site da Pastoral da Pessoa dom Deficiência 31/01/2018 - Atualizado em 31/01/2018 15h44

Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e Interpretes Católicos aborda novo método de evangelização
A+ a-

A diocese de Joinville (SC) sediou o 18º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e o 8º Encontro dos Intérpretes Católicos aconteceu nos dias a 16 a 20 de janeiro. De acordo com Maria Terezinha, coordenadora diocesana da Pastoral dos Surdos de Joinville, o evento contou com mais de 120 participantes.  O evento acontece de dois em dois anos como forma de incentivar a caminhada das Pastorais, com palestras, reuniões de grupo, atividades, leitura da Palavra e demais atividades que complementam essa ação de evangelização.

A maioria dos participantes do 18º ENAPAS e 8º ENCICAT são pessoas com deficiência auditiva. Segundo Maria, 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, participaram do evento, na Casa de Formação Monsenhor Sebastião Scarzello, espaço cedido pela Comunidade Shaloon, do Bairro Vila Nova.

Marcelo Santana é intérprete na cidade onde mora, Belo Horizonte (MG) e membro da equipe da Pastoral do Surdo no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). E em sua comunidade desenvolve a missão de evangelizar surdos e de incluí-los na Igreja Católica. “O nosso trabalho é de fazer com que Cristo chegue a essa parcela, junto com ele para que eles chamem, cada vez mais, outras pessoas para compor esse trabalho de união entre surdos e ouvintes”, conta o missionário. O objetivo da Pastoral dos Surdos e dos interpretes, hoje, é transformar o surdo (deficiente auditivo) para ser o protagonista de sua própria história dentro da caminhada na Igreja. “Hoje a gente tá ganhando uma nova identidade, onde o surdo, através da nossa voz, caminha junto aos interpretes do Brasil”, explica. Marcelo também entende que a Igreja Católica demorou a dar autonomia a essas minorias, mas que aos poucos, o caminho foi aberto e está ganhando força a cada dia que passa.

Ele já atua há 12 anos na Pastoral dos Surdos, quatro deles como coordenador Nacional dos Interpretes. Iniciou a caminhada como catequista de crisma e, aos poucos, aprendeu a língua de sinais para sentir-se inserido nesta comunidade e assim, participar ativamente da evangelização dos surdos.

No início de sua caminhada na Pastoral, Ana já conhecia o padre Vicente, primeiro padre surdo do Brasil, e conta que ficava maravilhada com o trabalho que ele desenvolvia e que entendia cada vez mais a importância disso em sua vida. “É muito importante a evangelização dos surdos, porque muitos de nós sofremos, muitas cidades não tem essa acessibilidade, falta de tradutor, da compreensão da palavra de Deus”, completa.

Ana Paula Lara mora em Alegrete (PA), é deficiente auditiva e participa do encontro desde 1990, quando tinha 16 anos. Integrante e coordenadora da Pastoral dos Surdos e de incentivo à comunidade surda, Ana já viajou mais de 65 pastorais em todo o País, palestrando sobre o assunto, motivando e orientando os agentes que trabalham nessa mesma causa em suas Paróquias. “Me sinto muito bem, parece que Deus me usa para fazer esse trabalho”, desabafa.

O bispo dom Celso Antônio Marchiori, da diocese de Apucarana (PR), entrou para a Pastoral dos Surdos em 2011 e ressalta a importância do movimento para a Igreja Católica. “A Igreja tem que estar atenta para acolher e atender todas as pessoas de diversas condições e a Pastoral dos Surdos serve para atender esses irmãos que estão por aí escondidos, esquecidos e que muitas vezes são marginalizados pela sociedade”, conta. Ao final, dom Celso faz um apelo aos Diocesanos de todo o mundo, para que persistam na missão e trabalhem para que todas as minorias se sintam inseridas na Igreja, nos movimentos e na sociedade.

O Regional Leste 2 foi representado no 18º Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e o 8º Encontro dos Intérpretes Católicos também pelos participantes Brunna Aguiar e Mayke Oliveira. 

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.