Notícias

Primeira experiência missionária do estado de Minas Gerais reúne jovens missionários Por Felipe Diniz- Coordenação Estadual da Juventude Missionária 29/01/2018 - Atualizado em 29/01/2018 09h44

Primeira experiência missionária do estado de Minas Gerais reúne jovens missionários
A+ a-

Entre os dias 08 a 14 de janeiro, a Juventude do Estado de Minas Gerais em parceria com a diocese de Guanhães e Paróquia Santa Maria Eterna juntamente com a ajuda de padre Dilton Pinto, realizou a I Experiência Missionária do Estado sob o tema "Juventude de Minas, caminhando com Jesus" e lema “Não ardia nossos corações enquanto ele nos explicava as escrituras?”

Estiveram presentes 65 jovens das (arqui)dioceses de Itabira/ Cel. Fabriciano, Guanhães, Belo Horizonte, Campanha, Paracatu, Januária. Nos dois primeiros dias do evento, os jovens passaram por formação pessoal e missionária onde além de participarem de dinâmicas e trabalhos em grupo também escutaram palestras dos membros da equipe estadual, Francine Novais (coordenadora diocesana da Infância e Adoslescência Missionária da diocese da Campanha) e Marcelo Bleme (equipe estadual Juventude Missionária Minas) também puderam escutar o comandante da Polícia Militar, o  tenente Lopes que os orientou sobre a realidade local e valorizou a iniciativa da Igreja em fazer esse trabalho junto aos jovens e às famílias, uma vez que os jovens são as maiores vitimas da violência.

Também participaram de momentos de espiritualidade durante as celebrações e de ações junto às pastorais da paroquia, e tiveram a oportunidade de conhecer a história do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, visitando o memorial e o museu. O Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, foi pároco em Santa Maria do Suaçuí – MG por 44 anos. Hoje o seu processo de Beatificação encontra-se tramitando em Roma.

Na quinta-feira, 11, os missionários partiram em missão, visitando os diversos bairros da cidade além da cidade de José Raidan e mais 2 comunidades Rurais e se deparando com as mais diversas realidades que com toda certeza modificou o coração de cada um.

No sábado participaram da Santa Missa onde foram apresentados à comunidade e logo após em momento de partilha todos demostraram o carinho com que foram recebidos, as experiências que adquiriram e também o sonho de poderem fazer muito mais por aqueles que visitam.

No domingo, pela manhã, foi celebrada a missa de encerramento e envio dos missionários para que possam dar frutos em suas dioceses e paróquias, logo após a celebração os jovens retornaram para o salão paroquial para um momento de confraternização.

A coordenação do encontro informou aos participantes a proxima agenda de atividades. Nos dias 28 e 29 de julho, será realizado um momento de espiritualidade missionária na diocese de São João del-Rey. A data da próxima missão ficou previamente definida para janeiro de 2019 com expectativa de acolhida na diocese de Paracatu.

Para a coordenação estadual da Juventude Missionária, a missão foi um momento onde em que "todos os participantes e famílias visitadas foram abençoados e que o sentimento do dever cumprido tomou os corações de todos".

Lorena da cidade de Santa Maria do Suaçuí  (MG), ressalta que a missão a modificou tanto que não quer mais parar e que também esta missão em especial a fez relembrar seu tempo de infância voltando à casa onde seus avós moravam.

Já o jovem Wesley Ricardo, “continuarei trabalhando para que aquelas famílias que por algum motivo não foram visitadas possam receber nossa visita e serem abençoadas”.

Pedimos a intercessão do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, de Santa Terezinha do Menino Jesus e de São Francisco Xavier, para que possamos seguir sempre os caminhos da missão. 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.