Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Arquidiocese de Montes Claros promove estudo sobre a CF 2018 Por Setor Social da Arquidiocese de Montes Claros 28/11/2017 - Atualizado em 28/11/2017 13h54

Arquidiocese de Montes Claros promove estudo sobre a CF 2018
A+ a-

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, aconteceu na Casa de Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros, o encontro para estudo e preparação para a Campanha da Fraternidade de 2018, que tem como tema “Fraternidade e superação da Violência” e  lema “Vós sois todos irmãos” (MT 23,8).

Como faz todos os anos a Arquidiocese de Montes Claros convocou todas as paróquias, pastorais e organismos para juntos realizarem o estuda da CF 2018 com o objetivo qualificar os cristãos que irão animar a campanha em suas comunidades e demais espaços de atuação. A CF tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. A CF 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil.

Na abertura do evento os participantes contaram com a participação da delegada da Delegacia da Mulher, dra. Karine Maia; dr. Marcelo Freitas, delegado da Polícia Federal e do doutor e professor, padre Antônio Alvimar Souza, que trouxeram em suas falas a realidade da violência da região.  A dra. Karine relatou que 20 mulheres são agredidas diariamente em Montes Claros e que são expedidas cinco medidas protetivas por dia. Dr. Marcelo trouxe dados que comprovam que no Brasil morrem mais pessoas do que na Síria, que se encontra em guerra civil. Padre Antônio Alvimar trouxe a reflexão de que temos a tarefa de construirmos uma nova humanidade, mais justa, fraterna e igualitária.

No sábado pela manhã, 25, os participantes participaram da missa de Abertura do Ano do Laicato que contou com a participação do arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura e foi realizada na Comunidade de Santo Antônio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Contaram ainda com a assessoria de Toninho Evangelista, assessor da CNBB nas Campanhas da Fraternidade, que utilizou o método: ver, julgar e agir no estudo do texto base preparado pela CNBB. Ao final da exposição do Toninho os participantes foram divididos em grupos específicos para construir pistas de ação a serem realizadas em 2018.

O encerramento do encontro foi marcado pela motivação dos participantes que estavam empolgados e esperançosos e com a clareza de que a tarefa em 2018 será de ser animadores compromissados da CF nas comunidades e demais espaços.

“A paz não será alcançada pela mera obediência e submissão á normas, pelo medo das sansões a determinados comportamentos coletivamente rechaçados ou pela segregação de pessoas e grupos. Há que construir uma sociedade que pautada na justiça deseje á Paz!”

 

 

 

 

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.