Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Frei da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim lança livro sobre as “novas respostas” da Igreja Por Departamento de comunicação da diocese de Cachoeiro de Itapemirim 07/11/2017 - Atualizado em 07/11/2017 13h57

Frei da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim lança livro sobre as “novas respostas” da Igreja
A+ a-

No último domingo, 29 de outubro, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha, município de Castelo, pertencente a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), aconteceu o lançamento do livro “Catequese e Moral Cristã. Novos tempos, novas respostas”. E o autor é o frei Ademildo Gomes, vigário da paróquia da cidade.

O livro é fruto de uma experiência vasta do sacerdote no âmbito da iniciação cristã, além de envolvimentos nos trabalhos pastorais. Como o próprio título indica, ele é uma busca na interpretação dos novos tempos, pois “essas novas situações suscitam novas respostas”, como afirma o autor. Alguns dos principais temas tratados são a consciência moral, sexualidade e a homossexualidade.

Em entrevista ao Departamento Diocesano de Comunicação, frei Ademildo, contou sobre a intenção de lançar o livro nas demais paróquias da Diocese Cachoeiro (e também em outras dioceses), mencionou a inspiração que o levou a escrever esta obra e ainda citou um trecho do livro, em uma mensagem especial. Confira a entrevista: 

Departamento Diocesano de Comunicação: Frei Ademildo, conte-nos um pouco do que se trata o livro.Frei Ademildo Gomes: O livro tem como título "Catequese e Moral Cristã. Novos tempos, novas respostas" e foi publicado pela Editora Paulus. A sociedade moderna apresenta um grande avanço tecnológico, novos meios de comunicação social, novas descobertas científicas, configurações familiares, concepções diferentes de pecado, de liberdade e sexualidade. Essas novas situações suscitam novas respostas. O objetivo do livro é orientar pais e catequistas no que diz respeito à Moral Cristã frente aos questionamentos e desafios do mundo atual.  Os principais temas tratados são: Liberdade, responsabilidade, consciência moral, sexualidade, homossexualidade, transexualidade, ideologia de gênero, bioética e ecologia.

DDC: O senhor já tem algum trabalho publicado ou esta é sua primeira experiência como escritor?
Frei Ademildo: Este é o meu terceiro livro. No ano de 2011, pela Paulus, publiquei o livro "Homossexualidade, orientações formativas e Pastorais", fruto de minha Tese de Mestrado defendida na Academia Alfonsiana de Roma. Em 2014, publiquei pela Editora Above, de Vila Velha, a obra "Do desespero à Esperança. Caminhos de superação no sofrimento". E nesse ano (2017), novamente pela Paulus, publico então esse livro "Catequese e Moral Cristã. Novos tempos, novas respostas".

DDC: Quando o senhor decidiu que escreveria o livro? Como foi o processo de inspiração para esta obra?
Frei Ademildo: Esse livro "Catequese e Moral Cristã" é fruto do acompanhamento pastoral junto ao processo de iniciação cristã da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo). Tenho percebido que os catequistas têm encontrado dificuldades para responder aos novos problemas que têm surgido, especialmente no mundo dos jovens, dos adultos e das famílias. O livro também nasceu da experiência de palestras e cursos de formação para catequistas que tenho assumido, tanto no Espírito Santo, como também em outros estados.

DDC: O senhor citou acima que ele é destinado aos pais e catequistas. Deste público alvo específico, qual dos dois o senhor acredita que quis “tocar” com suas palavras?
Frei Ademildo: O público alvo são os catequistas dos diversos seguimentos da Iniciação Cristã. Mas também serve para pais para orientação de seus filhos, como para qualquer cristão que queira fazer uma leitura dos novos tempos à luz da Doutrina Moral Cristã.

DDC: O senhor lançou o livro no último domingo, 29 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Penha.  Pretende lançar também em outras paróquias da Diocese? Os leitores que desejarem adquirir a obra, como fazem para compra-la?
Frei Ademildo: O livro foi publicado pela Editora Paulus desde o início do mês de outubro, mas fizemos um lançamento oficial, no dia 29 de outubro na Paróquia Nossa Senhora da Penha. Com a presença dos confrades agostinianos, autoridades municipais, minha família e muitos amigos. O livro pode ser adquirido na secretaria Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha, na Livraria e site da Paulus, como também em outras livrarias nos diversos Estados e Cidades. Estou organizando para fazer palestras e lançamentos em outras Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim como também em outras Dioceses, sobretudo nos encontros de formação para Catequistas. As paróquias que quiserem o lançamento podem procurar e agendar na secretaria Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Castelo.

DDC: Além do Frei Ademildo, autor, quais outras pessoas foram fundamentais para que o livro estivesse pronto?
Frei Ademildo: As pessoas fundamentais foram as que me deram apoio e incentivo: Minha família, os religiosos Agostinianos Recoletos, especialmente os freis da Paróquia Nossa Senhora da Penha e todos os catequistas com o quais tenho trabalho nas formações, tanto em Castelo, como em outras cidades.

DDC: Frei Ademildo, obrigado pelo tempo disponibilizado a nós e deixamos aqui o senhor à vontade para agradecer e enviar uma mensagem para todos da nossa Diocese.
Frei Ademildo: Agradeço a Deus, à Ordem dos Agostinianos Recoletos, minha família, todos os leigos e leigas que trabalham comigo nas pastorais e movimentos e a todos que se interessarem, adquirem e lerem o meu livro. O livro foi cuidadosamente preparado, com fundamentação bíblica, doutrinal e pastoral. Portanto, é um instrumento importante para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

A mensagem que deixo é a mensagem que consta no próprio livro: "O contexto atual é marcado por muitas novidades, essas novidades suscitam novas perguntas, diante das quais já não são válidas as respostas prontas, os conceitos fechados e as mentalidades imutáveis. Precisamos romper com as estruturas ultrapassadas e tomar plena consciência de que novas perguntas sempre suscitarão novas respostas".

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.