Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Arcebispo Coadjutor celebra em Ocupação e abre o mês missionário na Arquidiocese de Montes Claros Por Assessoria de imprensa da arquidiocese de Montes Claros 02/10/2017 - Atualizado em 02/10/2017 13h15

Arcebispo Coadjutor celebra em Ocupação e abre o mês missionário na Arquidiocese de Montes Claros
A+ a-

Era manhã de domingo. Tempo fresco e terra molhada pela chuva que caíra na madrugada passada.  Bem cedo, fieis se concentravam em frente a uma fábrica na Cidade Industrial. Era 1º de Outubro, início do mês missionário e dia do Batismo na Arquidiocese de Montes Claros.

Aos poucos, representantes de movimentos, pastorais e organismos iam se aproximando. Eles fazem parte das paróquias que compõe a região pastoral 1 da extensa Arquidiocese de Montes Claros (Menino Jesus de Praga, São José Operário, Santos Reis e São Francisco de Assis). Em meio ao povo, padres e diáconos também se misturavam com único objetivo, realizar a celebração em uma área ocupada na abertura do mês missionário.

Então, por sugestão do arcebispo coadjutor, dom João Justino de Medeiros Silva, ocupação denominada “Juntos Venceremos” foi escolhida para realizar ali, a abertura do mês missionário com missa em um dos barracos erguidos por mãos de um povo que vive diariamente na luta para conseguir seu pedaço de chão, seu teto para viver com a família.

Portanto, a Igreja quer neste período, potencializar e sensibilizar quanto ao compromisso evangelizador de todo o batizado, despertando vocações e incentivando a cooperação missionária, aguçando a consciência de irmãos e irmãs.

A celebração da Santa Missa ocorreu na Ocupação Juntos Venceremos do Movimento Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD). Dom João Justino  presidiu e concelebraram com ele os padres: Adilson Melo, Aylton Lopes e Pedro Leonides serviram também os diáconos permanentes que desenvolvem seus ministérios nas Paróquias da referida Região Pastoral.

A organização dessa mobilização social foi direcionada pelo Comidi (Conselho Missionário Diocesano), Setor Social e Liturgia das paróquias envolvidas. A proposta da equipe foi  promover de fato a Igreja em Saída, despertando a comunhão e a vivência nas periferias, o que surtiu um efeito positivo, pois dali, muitos que participaram, saíram refletindo sobre as palavras de dom João Justino que direcionou para o compromisso do batizado.

Homilia
O arcebispo iniciou a homilia dando graças a Deus. “É preciso que cada um viva sua fé com intensidade”. Comparou a árvore seca que trazia a faixa com o nome do acampamento molhada pela chuva da noite anterior, com a esperança de ficar verde logo. “Essa chuva que caiu sobre a árvore, fará com que ela fique verde novamente, e esse, é o sinal mais vivo da esperança que move o coração de cada um de nós”. E direcionando aos ocupantes da terra disse: “Vocês que estão neste espaço, buscando conquistar o chão para terem suas casas, devem trazer a esperança nos corações, não sem luta é verdade. Mas como a árvore, é preciso que esta comunidade fique bem viva, mantendo-se  firme no nome escolhido “Juntos Venceremos”.  Lembrou que é necessário ter a boa conduta. Que este é o grande desafio de viver a Fé cristã, o seguimento de Jesus Cristo. E explicou em seguida a Parábola do Pai que chama os filhos para irem trabalhar na vinha. O que confirmou que iria não foi e o que negou inicialmente, mudou de opinião e foi. “Mesmo dizendo não, temos a chance de mudar, arrepender e fazer o bem”, pontuou dom João Justino ao lembrar da importância do batismo que é fazer a vontade do Senhor todos os dias e viver segundo seu ensinamento. O batismo é presente, “Eu vivo em Cristo” e completou: “O Senhor mora aqui nesta ocupação. Permaneçam unidos para que tenham coragem, ânimo e força. Que possamos sempre fazer a vontade do Pai”. Ao finalizar pediu que o povo repetisse uma oração:  - Caminha conosco Senhor. Ensina-nos a Tua Palavra que aponta caminhos para vivermos unidos, e assim, lutarmos pelos nossos direitos e conquistarmos o que buscamos e precisamos para viver em abundância como é o Teu desejo para todos nós, amém. 

No final da missa, padre Pedro Leonides agradeceu em nome do Comidi  todas as equipes que se organizaram para realizarem a celebração. “Esperamos que tudo que trouxemos seja compartilhado, mas vamos levar muito mais para fazer ecoar a palavra de Deus e levar em frente nossa missão”. Padre Adilson Ramos – Pároco da Paróquia São Francisco de Assis agradeceu a Dom João pela prontidão e disponibilidade em celebrar com o povo na Ocupação Juntos Venceremos. “Isso mostra que essa Igreja pisa na lama, isso nos fortalece muito na caminhada”. Sônia Gomes em nome da Ocupação agradeceu aos movimentos que tem ajudado para manter a manutenção e resistência desse povo na luta pela terra.  Em seguida, balas foram entregue as crianças e doações de roupas e mantimentos entregues aos ocupantes.

À saber
Há exatos 91 anos, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões no penúltimo domingo de outubro (este ano, dia 22). Desde 1926, neste dia, se realiza a coleta para suas atividades missionárias. O tema da Campanha Missionária promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) é: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado na exortação apostólica do papa Francisco sobre a evangelização, que afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” . Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, na perspectiva de chegar a todos os povos. Por isso, o lema do mês é: “Juntos na missão permanente”.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.