Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

X Seminário de Bispos Referenciais da CEB’s e Leigos aprofunda o 14º Intereclesial Por CNBB Nacional 27/09/2017 - Atualizado em 27/09/2017 09h21

X Seminário de Bispos Referenciais da CEB’s e Leigos aprofunda o 14º Intereclesial
A+ a-

O X Seminário dos Bispos Referenciais da Ceb’s e Leigos reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), de 26 a 28 de setembro de 2017, os pastores representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles acompanham o trabalho da Ceb’s e o processo do 14º Intereclesial de Ceb’s que acontecerá em Londrina (PR), de 23 a 28 de janeiro de 2018, em 2018.

Outro ponto, na pauta dos bispos, é a programação e encaminhamentos para o Ano do Laicato, a ser vivenciado pela Igreja no Brasil no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, organizadora do encontro, disse que na primeira parte do encontro, os bispos aprofundaram a conjuntura política brasileira. “A nossa evangelização precisa olhar para o mundo urbano, um tema ainda muito complexo”.

Dom Severino afirma que a reflexão vivenciada no encontro está abrindo a porta para novos aspectos que a evangelização e o “ser Igreja” exige dos bispos em seus locais de atuação. “O 14º Intereclesial deve ser um momento forte para nós podermos participar de um jeito de ser igreja comprometido com a realidade”. O grande objetivo, segundo o religioso, é pensar o processo do Ano do Laicato, a programação dos seminários, semanas missionárias, os materiais a ser elaborados, entre outros.

Dom Severino defende que a participação e o protagonismo dos leigos seja o grande legado do Ano do Laicato. “Queremos que os leigos, com sua conscientização e participação, na Igreja e na sociedade, sejam sal na terra e luz no mundo”.

Os bispos são os primeiros animadores, em suas dioceses, dos padres e religiosos para que o Ano do Laicato seja um ano de muita animação, envolvimento, dinamismo, coragem e ousadia argumenta dom Severino. “Que eles incentivem nas dioceses e regionais para que o Ano do Laicato não seja apenas a execução de uma programação, mas o início de nova maneira de incentivar os leigos e leigas para que sejam fermento na massa e força do Evangelho transforme as realidades do mundo onde vivemos”, disse.

Grupo de Reflexão de Teólogos e Teólogas
No dia 25 de setembro, o Grupo de Reflexão, teólogos e teólogas que contribuem com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato reuniu-se com a pauta focada na preparação do Ano do Laicato, suas articulações e publicações. O grupo refletiu ainda sobre a preparação ao 14º Intereclesial das CEB’s.

Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina o objetivo foi buscar conhecimento e, a partir da troca de experiências, embasar-se teoricamente e teologicamente, para animar o Ano do Laicato. “Viemos buscar forças, vendo que outros grupos e regionais, também estão se preparando e vindo buscar este conhecimento e formação.

Sobre o Ano do Laicato, ela afirma que é necessário que cada leigo e leiga, em suas bases, tome para si a tarefa de animar o ano em suas paróquias como parte do seu batismo e faça acontecer a beleza que o Ano do Laicato propõe.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.