Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Entrevista com Mons. Juarez Delorto Secco, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Em conversa com o Departamento de Comunicação, Monsenhor Juarez brinca, revela anseios e agradece aos fiéis da Diocese de Cachoeiro Por Flávio Faco - Departamento de comunicação da diocese de Cachoeiro de Itapemirim 09/06/2017 - Atualizado em 09/06/2017 16h49

Entrevista com Mons. Juarez Delorto Secco, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro
A+ a-

A diocese de Cachoeiro de Itapemirim(ES) está em êxtase desde a manhã de quarta-feira, 07 de junho. Logo nas primeiras horas do dia, dom Dario Campos, bispo diocesano, revelou que o monsenhor Juarez Delorto Secco, pároco da Paróquia São Pedro – Catedral, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Com tanta alegria pairando no ar, monsenhor Juarez concedeu uma entrevista numa rápida conversa com o Departamento Diocesano de Comunicação, e muito bem-humorado, o futuro bispo contou um pouco da surpresa da notícia, da mistura de sentimentos e deixou um recado mais que especial a toda a diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Confira a entrevista: 

Departamento Diocesano de Comunicação: Bom dia Monsenhor Juarez. Esta notícia pegou a todos de surpresa. O senhor algum dia imaginou se tornar um Bispo da Igreja Católica?
Mons. Juarez: Isso eu nunca imaginei. Mas quando a gente diz sim a Deus não podemos depois “colocar a mão no arado e querer voltar atrás”. Então nós temos que confiar em Deus e seguir em frente, e este foi o meu pensamento quando recebi a notícia.  

Foi uma surpresa para mim também, mas com a graça de Deus eu pude dizer meu “sim”, como Maria Nossa Mãe Santíssima e também como São Pedro, nosso Padroeiro, e fazer os encaminhamentos necessários para hoje podermos divulgar esta notícia.

DDC: Além desta surpresa que o senhor citou, qual o sentimento após esta nomeação?
MJ: O sentimento é de alegria, porque você sente o seu trabalho valorizado nesse sentido, desde o bom propósito do Seminário, pois isso vem desde o Seminário, procurar ser bom pastor. Hoje inclusive ali no pátio da Catedral, falaram assim: “por onde o senhor passou foi benção”. Isso acho que é resultado de um trabalho que foi feito nas paróquias por onde passei.

Então um sentimento de alegria por isso também, pela minha dedicação e pela minha missão. Agora também um sentimento de tristeza por deixar a Diocese de Cachoeiro, vou para outra missão, que eu ainda não conheço, mas já amo e já quero colocar nas minhas orações a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Então tenho essa alegria de também servir a Deus nesta outra Igreja que quero amar e quero servir também.

DDC: Como o senhor entende e sente em relação ao ministério episcopal?
MJ: Eu entendo que é o lugar da unidade. Nós Bispos temos que ser uma referência de unidade, de congregar o povo, os Presbíteros, fazer gerar comunhão na Igreja. E acho que é esse o nosso ministério, de unidade, assim como o Espírito de Deus que nos ilumina, que nos move, poder gerar essa unidade na Igreja e no presbitério.

DDC: Qual recado o senhor deixa a toda a nossa Diocese de Cachoeiro?
MJ: Eu deixo o recado de que vale a pena servir a Deus. A vocação é o grande tesouro da nossa vida. Nós precisamos muito de estar servindo a Deus, essa é a alegria de servir e, nessa alegria, nós estamos sendo chamados para este novo ministério fora da Diocese. Mas para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em primeiro lugar o agradecimento, amo muito essa Igreja e vou continuar amando, ela fica no meu coração.  

DDC:  Ficamos sabendo que hoje haverá uma missa especial na Catedral de São Pedro. O senhor gostaria de estender o convite?
MJ: Sim. Convido a todos para participar da missa em Ação de Graças pela minha nomeação Episcopal. Será presidida por Dom Dario, aqui na Catedral, hoje 07 de junho, às 18h30.

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.