Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Celebração marca início do ministério episcopal de dom Otacílio na Arquidiocese de BH Por Assessoria de imprensa e marketing da arquidiocese de Belo Horizonte 10/04/2017 - Atualizado em 10/04/2017 09h44

Celebração marca início do ministério episcopal de dom Otacílio na Arquidiocese de BH
A+ a-

Muitos padres, religiosos e fiéis leigos estiveram na manhã do sábado, 8 de abril, na Paróquia São Gonçalo (Contagem), para a Celebração Eucarística que marcou o início do ministério episcopal de dom Otacílio Ferreira de Lacerda na Arquidiocese de Belo Horizonte. A Missa foi celebrada pelo arcebispo dom Walmor, concelebrada pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese, principalmente por sacerdotes da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), onde dom Otacílio será bispo referencial.

Dom Walmor, durante a homilia, sublinhou que a Missa é oportunidade para cada pessoa colocar o próprio coração em sintonia com o coração de Deus, em preparação para a Semana Maior, a Semana Santa. “Momento para também receber dom Otacílio e rezar por seu ministério, para que seu caminho seja fecundo, particularmente na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida”, disse o Arcebispo. Para dom Walmor, Deus está presenteando dom Otacílio com a oportunidade de conhecer mais Minas Geras e, assim, tornar-se cada vez mais mineiro. O bispo auxiliar, embora tenha nascido em Minas, mudou-se ainda pequeno para São Paulo e exerceu seu ministério sacerdotal na Diocese de Guarulhos. O Arcebispo ainda ressaltou o que caracteriza a experiência missionária vivida por todos que consagram a vida a Jesus: “É ter coragem para ir ao encontro de todos – dos distantes, dos diferentes e até dos que se opõem ao Evangelho”.

Ao final da Celebração, dom Otacílio apresentou três palavras que definem esse momento de mudança em sua vida: gratidão, súplica e compromisso. “Agradeço a Deus por ter nascido em Minas Gerais e por poder voltar à terra tão querida, gratidão à Diocese de Guarulhos por tudo, a dom Walmor, aos bispos, padres e religiosos pela acolhida”. Sobre a segunda palavra – súplica -, dom Otacílio disse ter certeza de que o Povo de Deus de Guarulhos eleva súplicas a Deus por seu ministério. “Peço que rezem para que eu corresponda ao compromisso que o Papa Francisco me confiou”. “Compromisso”, a terceira palavra destacada pelo bispo auxiliar, relaciona-se à vivência de seu lema episcopal, inspirado na Carta aos Filipenses – “Para mim, viver é Cristo”. Dom Otacílio disse que esse compromisso significa dedicar o coração exclusivamente a Cristo. “É uma alegria estar aqui, matriculado na Arquidiocese de Belo Horizonte, escola do Evangelho”.

O vigário da Rensa, padre Jerzy Wydrych, também fez referência ao lema episcopal de dom Otacílio. “Nós – padres, religiosos, fiéis – pedimos a Deus para que possamos também nos inspirar nesse lema. De mãos dadas, seguindo a vontade de Deus, vamos juntos construir seu Reino”.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.