Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Arquidiocese de Mariana aprova Projeto de Evangelização da Juventude Por Departamento arquidiocesano de comunicação de Mariana 24/02/2017 - Atualizado em 24/02/2017 10h08

Arquidiocese de Mariana aprova Projeto de Evangelização da Juventude
A+ a-

A Arquidiocese de Mariana aprovou o Projeto de Evangelização da Juventude na reunião do  Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizada no dia 17 de fevereiro, em Mariana-MG. Esse projeto está sendo finalizado no ano em que o Papa Francisco convoca o Sínodo dos bispos para discutir a juventude com o tema “O Jovem, a fé e o discernimento vocacional”.

Para o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, os jovens precisam ser devidamente acolhidos, acompanhados e orientados. “É uma responsabilidade grande que nos cabe e nós o fazemos no contexto da preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que foi convocado pelo Papa Francisco. Nós já estamos navegando nessas águas em comunhão com toda a Igreja”, ressaltou dom Geraldo.

Durante a reunião do CAP, os membros estudaram todos os capítulos do documento e apresentaram algumas alterações antes da aprovação final. Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o conselho mostrou maturidade e seriedade ao estudar e aprovar o projeto. “O texto foi enriquecido com debates sólidos e profundos. O que só reflete a opção da arquidiocese pela juventude. O projeto, que aprovamos hoje, reflete sim o grande anseio da juventude da arquidiocese e será uma grande ferramenta da evangelização dos nossos jovens”, afirmou

O Projeto de Evangelização da Juventude segue a metodologia do ver-julgar-agir e está em sintonia com o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE 2016-2020). Ele pretende  colocar os jovens no centro, os tornando protagonistas de sua própria história.

Processo de Elaboração
A proposta de olhar para as juventudes da Arquidiocese veio da 23ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2015. Após alguns encaminhamentos foi proposto uma reunião com as várias representações das pastorais e movimentos ligados a juventude na Igreja particular de Mariana. Desse encontro foi pensando em uma pesquisa para ouvir as necessidades dos jovens de todas as paróquias.

“Eu vejo que é uma alegria muito grande para a Arquidiocese de Mariana vivenciar este caminho pedagógico de construção de um projeto de evangelização. Nós ouvimos os representantes de diversos movimentos e expressões juvenis em nossa diocese. A equipe de redação formada trabalhou conjuntamente e com essa abertura, para que esse texto que teve uma primeira redação, fosse estudado e avaliado nas regiões e nas paróquias. Nós acolhemos com muita abertura todas as sugestões e propostas de emenda. E hoje, o documento ganha esse caráter eclesial com o conselho de pastoral que tem esse poder de avaliar, propor e votar”, disse o membro da equipe de redação, padre Danival Milagres.

O texto base do projeto foi lançado no Jubileu da Juventude, em 31 julho de 2016, e todas as paróquias tiveram a oportunidade de estudar o documento e enviar as sugestões para a equipe de redação.

Fabrício Magri, do grupo de jovens Maanaim de Barbacena e membro da equipe de redação, conta que foi muito importante a participação da juventude durante todo o processo. “Ouve um clima muito bom, de comunhão e fraternidade entre as varias expressões juvenis. Isso trouxe um espírito de fraternidade, além de nos proporcionar conhecer a realidades de outras pastorais e movimentos”, explicou Fabrício.

Agora, a equipe de redação irá fazer as correções apresentadas e aprovadas e enviar o texto para a gráfica. A previsão é que o documento fique pronto ainda na primeira quinzena de março. “Este não é um projeto para a juventude. É um projeto para a Igreja de Mariana e todos devem estudar e entender”, finalizou padre Geraldo.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.