Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Artigos dos Bispos

Santíssima Trindade A Trindade, comunhão perfeita, é o ideal da comunidade cristã.

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG

veja todos os artigos

09/06/2017 - Atualizado em 09/06/2017 16h56

A+ a-

Festa da Trindade, festa da comunidade. A Trindade, comunhão perfeita, é o ideal da comunidade cristã. Ela existe para se relacionar com a humanidade. Perguntando quem é Deus, temos a resposta de quem é o ser humano. Deus é aquele que deseja se encontrar com a comunidade, revelando-lhe seu amor e fidelidade, caminhando com ela, abrindo-lhe o acesso à libertação e à vida em plenitude. Aceitar Deus é possuir a vida, é comprometer-se com seu projeto de liberdade e vida para todos. O Deus de amor está presente na comunidade cristã – o corpo de Cristo – chamando-a à comunhão e solidariedade perfeitas, mediante a comunhão do Espírito. A Comunidade Trinitária é o futuro da comunidade cristã. Só ela pode garantir vida plena, capaz de superar inclusive a morte.

“A Trindade é a melhor comunidade”. Esta afirmação define muito bem a festa da Santíssima Trindade. Os textos respondem à pergunta: Quem é Deus? É aquele que caminha com seu povo. É amor e fidelidade.

Examinando a caminhada de nossas comunidades, somos levados a celebrar, na Eucaristia, nossas vitórias e iluminar nossos projetos, em sintonia com o projeto de Deus. Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios, ele nos mostra que a paz não depende da eliminação dos conflitos, ou da sua ausência, mas em sua superação mediante a solidariedade. Essa solidariedade leva à plena comunhão com Cristo na Eucaristia. São Paulo deseja que a Trindade seja a inspiração da comunidade cristã na busca da comunhão entre os membros. A formulação trinitária inicia-se mencionando “a graça de nosso Senhor Jesus Cristo”. É o dono da vida que Jesus trouxe à comunidade. Esta existe por obra de Jesus que morreu e ressuscitou e que agora se manifesta nos cristãos. Esse amor tem origem no amor de Deus, que tomou a iniciativa, enviando Jesus ao mundo. E continua na comunidade cristã mediante a comunhão do Espírito Santo que cimenta, organiza e dá força aos cristãos para agirem solidariamente entre si, em perfeita harmonia que reflita a harmonia da Trindade.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.