Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Artigos dos Bispos

A vida no Espírito Vida no Espírito, portanto, é viver do modo como Jesus viveu, doando-se plenamente.

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG

veja todos os artigos

29/03/2017 - Atualizado em 29/03/2017 09h17

A+ a-

O capítulo 8 de Romanos tem como tema central a vida no Espírito, que se opõe à vida segundo os instintos egoístas. O Espírito Santo, que animou toda a vida de Jesus se manifesta na vida das comunidades, ajudando-as a recordar o que Jesus fez, a fim de que possam dar continuidade ao projeto do Pai. Vida no Espírito, portanto, é viver do modo como Jesus viveu, doando-se plenamente. A lei do Espírito é a lei das opções que animaram Jesus e implantaram o projeto de Deus em nossa história.

A isso se opõe a vida “segundo a carne” Para São Paulo, carne é a pessoa abandonada a si própria e a seu egoísmo. Fazendo de si mesmo um ídolo. Quem vive segundo a carne põe-se no centro de tudo: o mundo todo gira ao redor de sua pessoa e de seus interesses. Desse modo, as pessoas servem a si próprias, adoram a si próprias e buscam a própria auto-afirmação. Daí nascem os instintos egoístas. Viver segundo a carne é pautar a vida por critérios contrários aos de Jesus, que foram os critérios de doação e entrega aos outros. Aí não reside o Espírito de Deus. É por isto que São Paulo afirma: ‘Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.

Ao sermos batizados, recebemos o Espírito que animou a vida de Jesus. Também nós somos movidos pelo Espírito, pois ele habita em nós. Por isso, o cristão não se coloca no centro do mundo, pelo contrário, o centro de sua vida é a pessoa de Jesus, seu projeto e a pessoa dos outros com suas necessidades.

O Espírito é a força do Pai que gerou Jesus no seio de Maria. Ele é, portanto, força de encarnação. Viver nele é encarnar-se na realidade da mesma forma que Jesus, pois quem não se encarna jamais será capaz de sentir os apelos da humanidade, nem será capaz de colaborar positivamente na transformação da sociedade. Os que vivem segundo o Espírito entendem que libertação é sair de si para os outros, da mesma forma que Jesus, voltado para o seio do Pai, saiu de Pai e veio morar no meio de nós.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.