Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Artigos dos Bispos

Retiro de Carnaval

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG

veja todos os artigos

24/02/2017 - Atualizado em 24/02/2017 10h12

A+ a-

Muitos jovens vivem uma rotina estressante e esperam o carnaval para se divertir de forma irresponsável, como uma válvula de escape. E, nestas condições, ingerem drogas que os levam a cometer desatinos muitas vezes irreversíveis, prejudicando a si mesmos e a outras pessoas. No final, com isto, sua vida não melhora, piora, na maioria das vezes.

A melhor forma de aproveitar o Carnaval é mostrar como Deus pode mudar a nossa vida. Basta que queiramos. Com Ele, aprendemos a ter uma vida mais harmoniosa e experimentamos uma alegria duradoura.

A Igreja, na época do Carnaval, promove retiros espirituais, tentando fazer o jovem refletir sobre sua vida e seu papel no mundo. Ela quer que o jovem se transforme, de vítima das circunstâncias, da sociedade, do caos em que o mundo se tornou, a agente da paz, da harmonia, do amor.

A folia cristã tem missas, shows, retiros, meditações, acampamentos e até atividades de evangelização.

Promover um carnaval longe de bebidas alcoólicas e outras drogas e também de relacionamentos amorosos passageiros, que podem, mais tarde, causar apenas frustrações, arrependimentos, remorsos, sofrimento – isto é o que a Igreja pretende pois a força do jovem pode mudar o mundo para melhor.

Fala-se de uma alegria pautada na sobriedade e nos valores autênticos, naquilo que traz um sentido maior para a vida das pessoas.

Os foliões de um retiro cristão experimentam que a essência do amor é compromisso, que a saúde traz o verdadeiro prazer ao corpo, que o riso, a dança e os amigos fazem parte do melhor que a vida nos oferece.

Em um retiro espiritual, ninguém está perdendo coisa alguma, pelo contrário, esta recuperando forças para enfrentar o dia-a-dia com “garra”, esperança, fé e o brilho da luz de Cristo em seus olhos.

Se os jovens de todo o mundo pudessem se unir e, de mãos dadas, fizessem uma oração de paz e concórdia, misericórdia e perdão, a humanidade teria o céu aqui na terra, nesta terra tão carente, tão cheia de violência, de atitudes enganosas, de ganância, de egoísmo.

Dia virá que todo o mal será banido. Enquanto isto, vamos promover uma folia cristã que nos fará refleti-, no sossego, na paz - como a força de Cristo pode nos ajudar a fazer crescer o amor, a harmonia, a paz, na família, no bairro, na sociedade, no mundo.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.