Artigos dos Bispos

Dom Ricardo Pedro amou a todos, sem distinção!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG

veja todos os artigos

03/04/2018 - Atualizado em 03/04/2018 08h56

A+ a-

Deus chamou a Si, na solenidade da Páscoa, meu amado irmão no episcopado, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem, Arcebispo Emérito de Pouso Alegre, MG, e um dos bispos mais amados em nosso episcopado e querido pelo Povo de Deus das Dioceses de Montes Claros, Belo Horizonte, Diamantina, São Carlos, Leopoldina e Pouso Alegre, aonde ele serviu como padre e bispo, em tudo fazendo a vontade de Deus!

Dom Ricardo Pedro escolheu em 14 de março de 1990 como lema de seu episcopado: “Caristas Christi Urget”, ou seja, “O Amor de Cristo nos impele!”

Eu pude conviver com Dom Ricardo Pedro, bem de perto, quando ele nomeado para Bispo de Leopoldina, MG, eu era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora. Convivíamos como dois bons irmãos e amigos.

O que mais me marcou em toda a vida de Dom Ricardo Pedro foi o seu sorriso. Ele sempre sorria. Ele sempre acolhia. Ele sempre confiava na graça de Deus na vida das pessoas.

Jamais ouvi de Dom Ricardo Pedro uma única queixa ou algum comentário negativo acerca de quem quer que seja. Ao contrário ele sempre edificava as pessoas e procurava ver naqueles que cruzavam o seu caminho o que a pessoa tinha de santo, de belo, de positivo.

Dom Ricardo Pedro passou a sua vida fazendo o bem. Por isso no dia em que o bem vence o mal, em que a vida triunfa sobre a morte, pela ressurreição de Cristo, o amor que acompanhou os atos, gestos e atitudes de Dom Ricardo Pedro abriram as portas do céu aquele que foi o supremo Pontifice das Igrejas de Leopoldina e de Pouso Alegre.

Dom Ricardo Pedro era muito querido pelos seus irmãos bispos. Nele podíamos confiar. Discreto e amigo era um excelente conselheiro e um leal irmão no episcopado. Jamais fez nada que pudesse denegrir a imagem de Cristo, da Igreja e dos seus colegas.

Dom Ricardo Pedro foi um bispo que amou acima de tudo os seus padres e que tinha um grande senso eclesial.

Dom Ricardo Pedro passou a sua vida anunciando e testemunhando o amor de Cristo. Agora do céu nós temos um intercessor.

Sabemos, querido Dom Ricardo Pedro, que o seu sofrimento foi grande nos últimos dias, no Hospital. Nessa solidão o senhor entregou a Deus este tempo em favor da Igreja de Cristo.

Justamente na Páscoa Nosso Senhor o chamou para o céu. Esperamos que da visão beatífica a sua vida santa nos torne mais santos até sermos chamados para a mesma glória que Deus reserva aos justos.

Dom Ricardo Pedro viveu profundamente em favor da santificação dos seus sacerdotes, como nos pediu o Papa Francisco: “Peço-vos que o primeiro rosto a guardar no vosso coração seja o dos vossos sacerdotes. Não os deixeis expostos à solidão e ao abandono, como presa do mundanismo que devora o coração. Estai atentos e aprendei a ler os seus olhares, para vos alegrardes com eles quando se sentem felizes contando tudo o que «fizeram e ensinaram» (Mc 6, 30), e para não os abandonardes quando se sentem um pouco desanimados, só conseguindo chorar porque «negaram o Senhor» (Lc 22, 61-62), e também para os apoiardes, em comunhão com Cristo, quando algum, abatido, sair com Judas «na noite» (Jo 13, 30). Nestas situações, nunca falte a vossa paternidade de bispos para com os vossos sacerdotes. Encorajai a comunhão entre eles; fazei com que possam aperfeiçoar os seus dons; inseri-os nas grandes causas, porque o coração do apóstolo não foi feito para coisas pequenas”.(https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/discursos/discurso-do-papa-aos-bispos-do-mexico/).

Justo, humilde, santo, discreto, mas profundamente feliz em amar a todos, como Cristo, Dom Ricardo Pedro é um exemplo de Bispo para todos os tempos. Bispo que ouviu. Bispo que amou. Bispo que santificou. Bispo que deu um vivo exemplo pela presença e pelo testemunho. Descanse em paz querido irmão! O seu sorriso fará falta a cada um de nós!

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.